Embora pareça história de ficção, na prática é travada uma verdadeira guerra contra os ratos. As ratazanas (Rattus norvegicus),ratos de forro (Rattus rattus) e camundongos (Mus muscullus) são animais inteligentes dotados de várias habilidades que permitem sobreviver as mais diversas situações.
Em locais onde há riscos de enchentes, basta uma chuva forte para eles invadirem as casas. Os ratos de forro por transitarem e fazerem seus ninhos em locais altos e de difícil acesso são os mais difíceis de serem combatidos. Esta espécie possui grande habilidade em andar sobre fios, muros, galhos de arvores e telhados.
Os roedores podem transmitir varias doenças através de sua urina, saliva e mordedura. Dentre as varias doenças que transmitem, a mais conhecida é a leptospirose. Para combater os ratos, a Osaka utiliza iscas rodenticidas de dose única e disponibiliza uma equipe de técnicos para fazer o controle e a manutenção durante o processo.
Gatos, cães selvagens, raposas, aves de rapina, cobras e até mesmo alguns tipos de insetos têm sido conhecida como os principais predadores dos camundongos. No entanto, devido à sua incrível capacidade de adaptação a qualquer ambiente. A sua capacidade de viver com os seres humanos, o camundongo é considerado a segunda espécie de mamífero mais bem sucedidos que vive na Terra hoje.
Ratos podem ser pragas prejudiciais, danificando e comendo colheitas e propagação de doenças através de seus parasitas e fezes. A motivação original para a domesticação dos gatos foi pensado pelo mamífero ser um predador de ratos e seus familiares, os camundongos.
A desratização é feita através de iscas granuladas, blocos de parafina, pó de contato e outros materiais que contribuem para a extinção dos roedores. Primeiro é necessário identificar os principais focos de infestação. Os profissionais em desratização inspecionam toda a área, utilizando ferramentas e técnicas específicas.