Febre Maculosa
Atualmente muitos dos nossos clientes têm nos procurado para saber como evitar a febre maculosa e se existe alguma dedetização eficaz e que proteja sua família desta doença.
O que é a Febre Maculosa?
A febre maculosa é uma doença infecciosa. Causada pela bactéria Rickettsia rickettsii é uma doença infecciosa aguda porém sua gravidade tem variações. Tudo depende do organismo que tem contato com essa bactéria.
Nós, seres humanos, somos hospedeiros acidentais e não propagamos o agente transmissor como no caso da Covid19.
O agente transmissor da febre é um carrapato da espécie Amblyomma cajennense e as principais épocas de incidência são na primavera e no verão. Eles são encontrados na maioria das vezes em cavalos. A contaminação em humanos fez com que o tema voltasse aos noticiários e nos causasse tanta preocupação.
Primeiros Casos da Febre Maculosa Brasileira
Ao contrário do que muita gente pensa, os primeiros casos foram registrados em 1920.
Ou seja, a mais de 100 anos tivemos os primeiros casos registrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Existe já um estudo com incidência da doença bem como os locais que ocorreram o atendimento e os óbitos relacionados à febre.
Por isso, a partir de 2002 a Febre Maculosa Brasileira foi considerada uma doença de notificação compulsória no Estado de São Paulo seguindo uma orientação do Ministério da Saúde.
Dedetização contra Febre Maculosa
A Osaka é especializada em dedetização e controle de pragas. No caso da Febre Maculosa a dedetização é voltada para carrapatos.
Sua maior incidência é em regiões de mata, campos e em locais com animais como cavalos, vacas e outros animais que ficam expostos a esse tipo de carrapatos.
Portanto, sugerimos uma dedetização preventiva contra carrapatos para evitar que sua família seja atingida pela doença.
Orientamos que caso tenha algum sintoma relacionado à doença procure um posto médico e reporte às autoridades sanitárias, mesmo que nós não sejamos um agente transmissor da febre.
Entre em contato conosco.